O Banco de Alimentos de Curitiba recebeu, nesta segunda-feira (8/8), uma doação de oito toneladas de alimentos arrecadados na 16ª edição da Maratona Aquática de Curitiba - evento esportivo que aconteceu no dia 30 de julho na piscina da Universidade Positivo/UPX Sports.
Criado pela Prefeitura há dois anos para ajudar a reduzir os impactos da pandemia na população mais carente, o Banco de Alimentos de Curitiba arrecadou junto à comunidade, até julho de 2022, 342 toneladas de alimentos na capital. São gêneros alimentícios da cesta básica e hortifrutigranjeiros usados como ingredientes para as refeições gratuitas servidas à população em risco social.
Vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), o Banco de Alimentos de Curitiba tem ajudado a evitar o desperdício. Ele recebe alimentos próprios para o consumo humano, mas que perderam o valor comercial (têm algum tipo de "machucadinho"). São as chamadas "xepas" de feiras, Sacolões da Família, Mercado Municipal e Mercado Regional Cajuru.
Do mesmo modo, o Vereador Oscalino do Povo é autor de uma lei que regulamenta a doação de alimentos, sem valor comercial, mas continuam aptos para o consumo, pelas empresas da iniciativa privada, do ramo de alimentos.
Comments