Duas iniciativas da equipe do Escritório Local da Cohab no Caximba (ELO) demonstraram o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade e o fortalecimento comunitário. Na tarde desta segunda-feira (25/9), um grupo de 24 moradores e moradoras da Vila 29 de Outubro foi levado até a Fazenda Urbana, no Cajuru, onde aprenderam sobre compostagem e cultivo de hortas em espaços reduzidos.
Na semana anterior, 50 crianças da região fizeram parte de uma ação de plantio de mudas de árvores nativas. Participaram estudantes da Escola Municipal Joana Raksa e crianças atendidas pelo Cras Caximba.
Sob orientação do gestor ambiental Vagner Cypriano, o grupo de moradores do Caximba participou do curso de compostagem e hortas em espaço reduzido. A capacitação foi ministrada por técnicos agrícolas da Fazenda Urbana, em espaço que permite trabalhar de maneira prática os ensinamentos compartilhados.
A ação de plantio com as crianças aconteceu em uma área de bosque dedicada à preservação ambiental, nas proximidades das novas casas que estão em construção por meio do projeto Bairro Novo da Caximba. A iniciativa foi coordenada por Cypriano e também pelo gestor ambiental Henrique Nadolny, ambos do ELO.
Outras mudas foram plantadas no terreno da Escola Joana Raksa, para garantir sombra aos alunos nos dias de calor intenso. Foram plantadas Araucárias e Escovas de Garrafa.
As ações fazem parte do Plano de Ação para Reassentamento (PAR), iniciativa intersetorial sob coordenação da Cohab, aprovada junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que é a agente financiadora do Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo da Caximba.
Informações: Cohab
Comments