A partir hoje (26/04), a Secretaria Municipal da Saúde vai ampliar a oferta da vacina bivalente anticovid e do imunizante contra a gripe para os moradores de Curitiba de 50 a 59 anos, um total de 234 mil pessoas.
Desde o dia 24/04), o Ministério da Saúde divulgou nota técnica ampliando o público da vacina anticovid bivalente para pessoas com 18 anos ou mais, mas a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba decidiu convocar os novos públicos de forma escalonada, visto que a estimativa de população entre 18 e 59 anos é de cerca de 1 milhão de pessoas.
A decisão de ampliar a oferta levou em consideração a baixa procura pelas vacinas do público prioritário definido pelo Ministério da Saúde, as quedas de temperatura frequentes em Curitiba e a necessidade de proteger um maior número de pessoas contra as duas doenças.
As duas vacinas (contra a gripe e contra a covid-19) podem ser aplicadas juntas. Não há necessidade de intervalo entre elas. Para se vacinar, além de ser morador de Curitiba, é preciso apresentar documento de identificação com foto.
Para aplicação da vacina bivalente, é necessário ter recebido pelo menos duas doses da vacina anticovid anteriormente e respeitar o intervalo de 120 dias desde a última aplicação.
Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.
Informações: SMCS/PMC
Comments