Curitiba abre nesta segunda-feira (25/3) a campanha de vacinação contra a gripe de 2024. Estão convocados, neste primeiro momento, crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias e trabalhadores da saúde da rede municipal.
Para as crianças convocadas, a vacina estará disponível em 103 unidades de saúde.
Os trabalhadores da Saúde da rede municipal receberão as vacinas diretamente nos locais de trabalho a partir desta segunda-feira.
A partir de quarta-feira (27/3), a convocação será ampliada para os trabalhadores da Saúde autônomos ou que atuem em hospitais e outros estabelecimentos. Eles receberão a dose no Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), na Rua Professor João Argemiro Loyola, 74, no Seminário. A vacinação para trabalhadores da Saúde, no Coren, será realizada das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Esses primeiros públicos convocados somam 78.728 pessoas, segundo projeção do Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Curitiba recebeu da Secretaria de Estado da Saúde uma primeira remessa 66.000 doses, que serão aplicadas até o fim dos estoques. O município aguarda o envio de nova remessa do imunizante pela Sesa.
A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba informa que os demais grupos prioritários serão chamados posteriormente, após o recebimento de novas doses.
A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. A vacina é contraindicada para menores de 6 meses e também para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.
Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação. E no caso dos trabalhadores da Saúde é preciso também documentação que comprove a sua situação de inclusão neste grupo prioritário.
Para os pais e responsáveis, a SMS orienta que, na medida do possível, evitem buscar a vacinação para as crianças nas unidades mais centrais, cujo movimento é maior, e priorize as demais. A SMS também orienta que os usuários cheguem com pelo menos 15 minutos de antecedência antes de horário de fechamento da unidade de saúde, para realizar qualquer vacina.
Informações: SMCS/PMC
Comments