Curitiba vai começar a receber o sinal da quinta geração de redes móveis (5G) em agosto, segundo informações do Ministério das Comunicações, permitindo que clientes das operadoras possam usufruir da tecnologia. A estimativa é que com o 5G a velocidade de navegação na internet seja 100 vezes mais rápida do que a oferecida atualmente pelas bandas 4G, além de comunicações sem atrasos e novos serviços de cidades inteligentes.
Desde 2019, Curitiba saiu na frente em relação às demais cidades do Brasil ao modernizar as leis que regulamentam a instalação de antenas de telefonia celular na cidade, por meio do Decreto nº 989.
Luminária 5G
Além das antenas 5G Standalone da TIM, outros testes para uso da nova tecnologia já vêm sendo feitos na capital paranaense. Curitiba é a primeira cidade do mundo a receber uma luminária inteligente com antena 5G integrada. A tecnologia inédita, que faz parte do programa Conecta 5G, permitirá a implementação de redes inteligentes até o fim do ano, além de testes de aplicações da quinta geração móvel para melhorar a gestão urbana e impulsionar a economia local.
Os testes com a luminária com antena 5G começaram em junho e é uma parceria da Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação e Agência Curitiba, com o Ministério das Comunicações, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a operadora Ligga Telecom.
O futuro com a tecnologia 5G
Comments