Os serviços de atendimento à urgência e emergência na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral do Paraná terão um importante reforço a partir de 1º de agosto, quando um novo helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ficará à disposição para resgates aeromédicos. A data foi definida nesta terça-feira (25) durante uma reunião na sede da PRF em Curitiba com a participação do governador em exercício Darci Piana, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o superintendente da PRF, Fernando César Oliveira.
O novo helicóptero, de última geração, ajudará nos resgates aeromédicos que já são feitos pela Polícia Militar do Paraná (PMPR). A aeronave foi adquirida por cerca de R$ 30 milhões e será usada para garantir um atendimento ainda mais rápido e de qualidade.
A ação contará com a participação de equipes de saúde e insumos do Governo do Estado e de prefeituras da região, com médicos e enfermeiros que já estão habituados a esse tipo de trabalho nos helicópteros PMPR, e passam por treinamento para atuarem dentro das condições da nova aeronave da PRF. A PRF vai ceder a tripulação (composta por pilotos, copilotos e operadores táticos), combustível e manutenção do helicóptero.
Entre os anos de 2006 e 2016, a PRF fez cerca de 3,2 mil resgates de vítimas no Paraná. Desde então, o serviço havia sido suspenso. Com a nova aeronave, a corporação retoma o atendimento, fortalecendo o apoio ao Sistema único de Saúde (SUS).
Informações: AEN-PR
Comments