top of page
assessoriaoscalino

Iniciativas evitam o desperdício de mais de 800 toneladas de alimentos


Feiras, sacolões e mercados públicos de Curitiba separam diariamente alimentos que se tornaram comercialmente inviáveis, mas ainda próprios para o consumo humano. As chamadas "xepas" dos alimentos são encaminhadas para o Banco de Alimentos do município.


Ao longo dos últimos três anos, a quantidade de alimentos arrecadados impressiona. Somente entre feiras, sacolões, Mercado Regional Cajuru, Mercado Municipal e Armazéns da Família, foram direcionadas ao Banco de Alimentos cerca de 837 toneladas de alimentos sem valor comercial. Esse número expressivo demonstra o engajamento dos comerciantes e a conscientização sobre a importância de evitar o desperdício.


Vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), o Banco de Alimentos de Curitiba tem beneficiado asilos, casas de apoio a crianças carentes e dependentes químicos e instituições parceiras do Mesa Solidária, que servem refeições gratuitas para a população em situação de rua. Dessa forma, inúmeras pessoas em vulnerabilidade social têm acesso a refeições saudáveis e nutritivas.


Também é importante destacar que a Lei 14.427/2019, de autoria do Vereador Oscalino do Povo, que regulamenta a doação de alimentos, foi de grande importância para a criação do Banco de alimentos do Município.


Como doar para o Banco de Alimentos


Entidades, empresas e até pessoas físicas interessadas em doar para o Banco de Alimentos de Curitiba podem ter informações pelo telefone (41) 99207-9077 e pelo e-mail bancodealimentos@curitiba.pr.gov.br.


Informações: SMCS/PMC

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page