Cerca de 500 pessoas participam, nesta quarta-feira (20/9) do Mutirão da Cidadania, na Capela Nossa Senhora Aparecida, na CIC. Organizado pela Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado, o evento oferece mais de 20 serviços públicos gratuitos aos moradores da região, formada por mais de 200 mil habitantes.
O atendimento oferecido no Mutirão da Cidadania é diversificado e inclui serviços como emissão do cartão-transporte, confecção de documentos, apoio para conseguir vagas de emprego, orientações de saúde, cuidado com pets, ações esportivas e culturais. Em 2023, os mutirões já ocorreram nas regionais Cajuru, Portão, Tatuquara e Boqueirão. As próximas edições vão acontecer em 10 de outubro e 14 de novembro, ainda sem a definição dos locais.
Além do apoio às vagas de emprego, foram garantidas 180 fichas para confecção de RG. No Mutirão da Cidadania, os moradores fazem o agendamento para produção do documento e são encaminhados para a Rua da Cidadania do Pinheirinho. Em até 10 dias úteis, os novos registros são entregues aos requerentes.
Pelo Governo do Estado, são oferecidos serviços para confecção gratuita de carteira de identidade, emissão de CPF, Carteira de Trabalho Digital, CNH Digital, segunda via de certidões – nascimento, casamento e óbito, entre outras ações. A população de baixa renda também pode se inscrever em programas como o Água Solidária, da Sanepar; o Energia Solidária, da Copel; o Banco de Alimentos, da Ceasa; e o Leite das Crianças, da Secretaria Estadual da Educação (Seed).
Informações: SMCS/PMC
Comments