top of page
assessoriaoscalino

Saúde: cuidado com a alimentação e atividades físicas são muito importantes no inverno


Com as temperaturas mais baixas, a tendência natural de grande parte das pessoas é se recolher em atividades em locais fechados, além de adotar uma dieta mais rica em alimentos calóricos. Apesar do frio, manter uma rotina de atividade física regular e alimentação equilibrada são chaves para uma vida saudável.


A Prefeitura de Curitiba oferece uma série de atividades para que o curitibano possa cuidar da saúde de maneira leve e divertida.O Curitiba Viva Bem oferece a prática de atividades físicas nos grupos das Unidades de Saúde, academias ao ar livre, ruas da cidadania e nos parques da cidade. Além disso, também é possível procurar a Unidade de Saúde para buscar atendimento com a equipe multidisciplinar da saúde para reduzir o sobrepeso e obesidade, fatores de risco para diversas doenças.


Alimentação


A nutricionista da Secretaria de Saúde, Patrícia Pinheiro, explica que no inverno é comum as pessoas ficarem mais sedentárias, além de preferir alimentos mais calóricos. “Com o frio, nosso corpo precisa de mais energia para se manter aquecido e por isso sentimos mais fome, porque a energia necessária para nos aquecer vem dos alimentos”, diz Patrícia.


A nutricionista alerta, no entanto, que é preciso cuidado com a mudança nos hábitos alimentares, que inclui alimentos mais gordurosos e massas, por exemplo. “O aumento de calorias para nos manter aquecidos é de até 10% e geralmente as pessoas ultrapassam esse percentual na rotina dos dias mais frios, o que pode acarretar em ganho de peso”, explica.


Segundo Patrícia, se as pessoas mantêm a prática de atividades físicas no inverno sem alterar drasticamente a alimentação, o resultado é a redução de peso. “A gente deveria usar o período de inverno, quando o corpo precisa de mais energia para se aquecer, para um potencial de perda de peso e não o contrário”, argumenta.


Ela ressalta que quando as pessoas se adaptam à rotina de redução de atividade física e aumento de alimentos calóricos dos dias frios, é muito comum que esse padrão se estabeleça, inclusive no verão, o que é um elemento a mais para que a pessoa tenha sobrepeso ou obesidade.


Para não perder o controle da rotina, Patrícia enumera algumas dicas para o inverno, como: manter-se agasalhado com roupas quentes e apropriadas para a temperatura local; escolher práticas esportivas que lhe deem prazer, desde caminhadas, esportes coletivos, dança, entre outros; ingerir alimentos quentes, como sopas e caldos que aumentam a sensação de calor e bem-estar, incluindo fibras como aveia para auxiliar na sensação de saciedade; além de cuidar da hidratação, essencial também no período de inverno, inclusive com chás naturais, que auxiliam no aumento da temperatura corporal.


Informações: SMCS/PMC

6 visualizações0 comentário

留言


bottom of page