De segunda (24/7) a sexta-feira (28/7), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba estenderá até as 20h30 o horário de vacinação em 12 unidades de saúde em todos os distritos sanitários do município.
Fazem parte da ação do horário estendido, durante a próxima semana, as seguintes unidades de saúde: Parigot de Souza e Bairro Novo; Bairro Alto e Vila Diana; Vila Hauer; Iracema; Oswaldo Cruz; Mãe Curitibana; Santa Amélia; Vila Machado; Santa Felicidade e Monteiro Lobato.
Vacinas de rotina
Serão ofertadas as vacinas de rotina, entre elas: hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.
Vacina BCG
Nas 12 unidades que estenderão o horário de atendimento até as 20h30, a aplicação da BCG será conforme o cronograma a seguir: segunda-feira (24/7) nas unidades Bairro Alto e Oswaldo Cruz; terça-feira (25/7) na unidade Santa Felicidade e Parigot de Souza; quarta-feira (26/7) nas unidades Vila Machado, Vila Diana e Monteiro Lobato; quinta-feira (27/7) nas unidades Vila Hauer, Mãe Curitibana e Bairro Novo; e sexta-feira (28/7) nas unidades de saúde Santa Amélia e Iracema.
O cronograma visa a otimização do uso dos frascos deste imunizante.
Vacina contra a gripe
A SMS recomenda que todos os curitibanos, que ainda não tomaram a vacina contra a gripe este ano, aproveitem os horários alternativos para receber o imunizante.
Historicamente, Curitiba tem um aumento sazonal na procura de atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios na rede municipal de saúde durante o inverno. A vacina ajuda a reduzir a circulação do vírus influenza (gripe) e o risco de agravamento em caso de contaminação nessa época do ano.
Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe em Curitiba, em 29 de março, até o dia 14 de julho, foram aplicadas 290.317 doses no público prioritário definido pelo Ministério da Saúde, o que equivale a 41,6% do público total convocado, que é de 698.578 pessoas.
Com a baixa adesão à campanha de vacinação contra a Influenza, a vacina foi liberada gradualmente desde 23/5 para todos os públicos acima de 6 meses de idade. No total, Curitiba aplicou até o dia 14 de julho 489.500 doses da vacina contra a gripe na campanha 2023. A vacina segue disponível, nos pontos de vacinação, para todos com 6 meses de idade ou mais.
Vacina contra a covid-19
A vacina contra a covid-19 também será oferecida para todos os públicos convocados.
Para crianças de 6 meses a menores de 5 anos são recomendadas três doses. Maiores de 5 anos devem tomar duas doses e um reforço. Pessoas com 18 anos ou mais, o reforço a ser aplicado deve ser com a vacina bivalente. Para alguns grupos vulneráveis, como acamados, imunossuprimidos, pessoas com deficiência permanente e indígenas, o reforço com bivalente é aplicado com 12 anos ou mais.
Unidades com horário estendido para vacinação
De 24 a 28/07, das 8h às 20h30
Distrito Bairro Novo US Parigot de Souza - Rua João Eloy de Souza, 111 - Sítio Cercado
US Bairro Novo - Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 - Sítio Cercado
Distrito Boa Vista US Bairro Alto - Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314 - Bairro Alto US Vila Diana - Rua René Descartes, 537 Abranches
Distrito Boqueirão US Vila Hauer - Rua Waldemar Kost, 650 - Hauer
Distrito Cajuru US Iracema - Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 - Capão da Imbuia
Distrito CIC US Oswaldo Cruz - Rua Pedro Gusso, 3.749 - Cidade Industrial
Distrito Matriz US Mãe Curitibana - Rua Jaime Reis, 331 - Alto do São Francisco
Distrito Portão US Santa Amélia - Rua Berta Klemtz, 215 - Fazendinha
Distrito Pinheirinho US Vila Machado - Rua Laudelino Ferreira Lopes, 2.959 - Pinheirinho
Distrito Santa Felicidade US Santa Felicidade - Via Veneto, 10 - Santa Felicidade
Distrito Tatuquara US Monteiro Lobato - Rua Olivio José Rosetti, 538 - Tatuquara
Informações: SMCS/PMC
Comments