A partir da manhã desta quarta-feira (26/1), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boqueirão suspende, temporariamente, os atendimentos de busca direta e se reorganiza para ser retaguarda de leitos clínicos para pacientes com sintomas respiratórios.
A readequação da UPA Boqueirão faz parte das ações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para ampliação da assistência hospitalar com a ativação imediata de 50 leitos de retaguarda, para onde serão encaminhados os pacientes com sintomas respiratórios atendidos nas demais UPAs da cidade e que precisam de internamento.
A decisão foi tomada pela SMS devido ao avanço do número de novos casos de coronavírus pela variante ômicron na cidade, ao mesmo tempo em que o Paraná vive uma epidemia do vírus Influenza A H3N2.
A UPA Boqueirão já funcionou exclusivamente como retaguarda do atendimento de covid-19 por onze meses, entre novembro de 2020 e outubro de 2021 e tem equipe, estrutura física e equipamentos para essa pronta readequação.
Com isso, moradores da região com urgência e emergências de Saúde devem buscar atendimento nas UPAs Pinheirinho, Sítio Cercado e Cajuru, além das Unidades de Saúde da região.
Informações SMCS\PMC
Comments