A Urbs lançou edital de chamamento para os taxistas interessados participar dos testes de táxis elétricos na cidade. A ideia inicial é sortear seis taxistas inscritos para participar do programa durante seis meses.
O período de inscrição começou na última segunda-feira (15/05) e vai até sexta-feira (19/05). O sorteio será no dia 26, às 13h na sede da Urbs (Avenida Presidente Affonso Camargo, 330, Jardim Botânico).
A intenção é que esses testes sejam a base de um projeto de eletrificação da frota de táxi de Curitiba, dentro da política pública para conter as mudanças climáticas e zerar emissões de carbono até 2050. A tarifa cobrada dos passageiros será a mesma da praticada nos táxis convencionais.
Os testes com táxis elétricos, com duração inicial de seis meses, poderão ser prorrogados se houver necessidade. O veículo terá a cor laranja característica dos modelos da cidade, com a diferença que poderá ser identificado pela cor branca na capota e ainda a inscrição 100% elétrico.
Recarga
A Urbs ficará responsável pela estrutura e os custos da recarga dos veículos. As baterias possuem autonomia que vão de 150 km a 400 km, dependendo do modelo e da utilização do usuário. Além da vantagem de possuir um motor não poluente, existem outras a ser consideradas na utilização de um carro elétrico.
Uma delas é que a manutenção do carro é muito baixa, uma vez que o motor não precisa de vários equipamentos usados pelo motor a combustão, como velas, mangueiras, troca de óleo, água do motor, injeção e escapamento, por exemplo.
Economia
O custo da recarga elétrica também se mostra muito mais econômico que o de abastecimento de combustível. Em uma grande cidade, um veículo chega a gastar com recarga elétrica, em reais, apenas 25% do custo de abastecimento em postos de combustível, considerando a mesma quilometragem percorrida por ambos os automóveis
Informações: URBS
Comments